quinta-feira, 26 de junho de 2014

O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?


O que você deve saber sobre a modalidade a distância.
O que é EAD (Educação a Distância)?
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&catid=355:educacao-a-distancia)
Quais as vantagens de se fazer o curso superior a distância?
A modalidade a distância possibilita que você faça seu curso em qualquer lugar onde tenha acesso a um computador e internet, pode ser em sua casa, no trabalho, lan house, cybercafés etc. Você pode organizar o seu tempo de acordo com suas atividades diárias, escolhendo o melhor horário para realizar seus estudos. Você pode optar por fazer um curso a distância sem interferência no seu horário de trabalho ou convívio familiar e social, tendo maior autonomia para decidir em que momentos vai fazer as atividades propostas, desde que cumpra o cronograma e prazos estipulados para o curso. Durante todo o curso você contará com o acompanhamento de professores-tutores para orientação e esclarecimento de dúvidas. Sua presença física no Pólo escolhido só será obrigatória nos encontros presenciais, agendados com antecedência para que possa se programar.
Como é a certificação do egresso dos cursos a distância?
Os diplomas de cursos a distância, por lei, têm a mesma validade que os dos cursos presenciais oferecidos em todo o território nacional. Os egressos dos cursos oferecidos a distância recebem o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a universidade já oferece. A modalidade a distância não é citada no certificado, por se tratar, apenas, de uma forma diferenciada de oferta de curso superior.
Qual é a aceitabilidade de um curso EAD no mercado de trabalho?
A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país, tanto na área acadêmica em cursos de graduação, pós-graduação e extensão como na área corporativa, com treinamento e capacitação dos colaboradores organizacionais. As organizações tendem a reconhecer cada dia mais o valor e a importância que a EAD proporciona aos profissionais formados por uma modalidade de ensino que inibe atitudes passivas e incentiva a autonomia, a disciplina e a independência, características tão importantes e fundamentais para um bom profissional na atualidade.
O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
Ambiente Virtual de Aprendizagem é um espaço virtual composto de diversos recursos midiáticos distribuídos organizadamente com o objetivo de estruturar o conhecimento. No AVA o aluno terá acesso a Guias de Estudo e conteúdos disponibilizados pelos professores onde poderá:
1-Fazer downloads e enviar tarefas e ter acesso às atividades e leituras para seu aprimoramento;

2- Tirar dúvidas e debater temas nos fóruns de discussão;

3- Conversar com seus colegas de curso, tirar dúvidas com professores e tutores etc.
O que é um Polo de Apoio Presencial?
Polo de apoio presencial é um local devidamente credenciado pelo MEC, próprio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. Nos Polos de Apoio Presencial o aluno assiste às vídeo aulas, tira suas dúvidas, tem acesso à biblioteca e laboratórios, realiza suas avaliações (provas, exames etc.) entre outras atividades acadêmicas.
O que é necessário ao aluno para acompanhar com sucesso um curso a distância?
A Educação a Distância tem como base a aprendizagem autônoma, independente e disciplinada. Portanto, a organização e autodisciplina são as características principais que o aluno online deve ter para realizar todas as atividades propostas, sejam leituras, exercícios ou debates nos fóruns e chats. Em cursos a distância mediados por computador, o aluno deve ter acesso à internet e possuir a configuração básica previamente estabelecida para uma boa conexão.
Como se dá o contato entre o professor e o aluno nos cursos a distância?
Professor e aluno podem ter duas formas de contato:
1.    Síncrona (em tempo real) que acontece quando o professor interage com o aluno via Skype, chats, MSN;
2.    Assíncrona que acontece de forma remota no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) por meio de tarefas ou atividades que o aluno desenvolverá enquanto durar seu curso. Na comunicação assíncrona são utilizados recursos como textos, e-mail, fórum de discussões e outros.
Que conhecimentos de informática são necessários para fazer cursos a distância?
Conhecimentos básicos de informática (como usuário), Internet, correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e noções do Pacote Office.
Existe alguma diferença de conteúdo entre os cursos presenciais e a distância?
O conteúdo dos cursos oferecidos a distância é o mesmo dos cursos presenciais. A diferença está na organização da estrutura curricular, adequada às exigências da metodologia da Educação a Distância.
Na Educação a Distância, como funcionam os procedimentos para o aprendizado prático do aluno, especificamente estágios?
Os estágios, assim como acontece no ensino presencial, são obrigatórios. Para sua validação, deve ser supervisionado e atender às exigências específicas de cada curso, inclusive o cumprimento de carga horária mínima.
Qual a configuração mínima necessária do computador para realizar um curso à distância?
Sugerimos que o computador tenha, no mínimo, as seguintes configurações de hardware, software e internet:
  1. Hardware: Pentium III 233 MHz, Windows 98, 128 MB de memória RAM.
  2. Software: Internet Explorer 6.0 (ou outro navegador de internet, por exemplo, Mozila Firefox 1.5), Real Player, Quick Time ou VLC Player (instalar os seguintes codecs: para MP4, WMV; RM);  Acrobat Reader; Pacotes Office (editor de texto, planilhas e apresentações).

Internet: Recomendável possuir Banda larga, com velocidade de conexão a partir de 500kbps, para assistir os vídeos de aula sem interrupções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário