terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Importância da EAD



O Brasil é um país de dimensões continentais, com população acima de 180 milhões de habitantes, distribuída em mais de 5.500 municípios, com grandes assimetrias regionais. Essas características implicam desafios educacionais, como a democratização do acesso ao Ensino Técnico e ao Ensino Superior, que demandam soluções práticas e inovadoras.

Nesse contexto, a Educação a Distância (EAD) aparece como uma forma de contribuir com a ampliação e com a interiorização da oferta de educação no país, desde que implementada com critérios de qualidade, por organizações educacionais credenciadas e com as competências necessárias para esse tipo de oferta.
A Educação a Distância (EAD) já é uma realidade no Brasil e os dados do MEC revelam que um em cada cinco novos estudantes de graduação optam pela EAD. Além disso, os alunos que ingressaram em cursos superiores na modalidade a distância tem mostrado melhor desempenho do que os estudantes que fazem o mesmo curso da maneira presencial, segundo os últimos resultados do ENADE (exame do MEC que avalia o Ensino Superior). O desenvolvimento das atuais tecnologias de informação e comunicação abriram novas possibilidades pedagógicas. As mudanças no cenário educacional são percebidas por potenciais alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico, que vêem na EAD uma modalidade que atende tanto aos seus interesses acadêmicos e profissionais quanto às exigências relativas à administração do tempo e à locomoção em grandes cidades ou em localidades distantes dos centros de formação acadêmica.

O Instituto EDUCAR de Educação e Carreira ao oferecer cursos a distância em diferentes níveis, acredita não só estar colaborando para o acesso ao Ensino Técnico e Superior, mas minimizando as dificuldades daqueles que por diversos motivos não conseguiriam freqüentar os cursos presenciais. Entre estas dificuldades podemos citar: compromisso com horário de trabalho ou outros estudos, insegurança nas ruas ou a caminho da instituição, fluxo de trânsito intenso, incompatibilidade com ensino presencial por conta de atividades profissionais, de viagens constantes ou até mesmo enchentes ou alagamentos que prejudicam o desenvolvimento no curso em determinadas épocas do ano.

http://www.eadeducar.com.br/ead/importancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário